A própolis é um dos principais produtos apícolas. Afinal, é ela a responsável por proteger a colmeia e tudo o que há dentro dela. A função em nosso corpo é semelhante: estudos comprovam que a própolis possui ativos capazes de fortalecer a imunidade, combater infecções causadas por vírus e bactérias e muito mais.
Por isso, inclui-la na alimentação diária é uma excelente forma de usufruir desses benefícios. Para te ajudar nesta tarefa, separamos cinco formas de como usar própolis. Confira quais são elas e comece a usufruir deste que é um dos maiores defensores naturais.
Shot de imunidade
Com uma pandemia em curso, buscar alternativas para aumentar a imunidade torna-se imperativo. Por esse motivo, usar própolis diariamente se tornou uma poderosa solução. Afinal, seu alto número de ativos pode trazer benefícios para todo o corpo.
O shot de imunidade, como ficou conhecido, consiste em usar água, limão, extrato de própolis e outros ingredientes, como a cúrcuma ou gengibre, por exemplo. Confira duas receitas que separamos:
Shot de imunidade com gengibre e cúrcuma
Ingredientes:
1 limão
1 colher de chá da mistura de gengibre e cúrcuma
20 gotas de própolis
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, coloque um pouco de água e tome imediatamente.
Shot de imunidade com açafrão da terra
Ingredientes:
1 limão
20 gotas de própolis
1 colher (café) de açafrão da terra
Modo de preparo:
Esprema o limão, misture com os demais ingredientes e adicione um pouco de água ou adicione no suco verde. Beba imediatamente.
Após a ingestão do shot de imunidade espere, de preferência 30 minutos, para tomar o café da manhã. Essas receitas possuem ação antioxidante, detox e imunomoduladora. Além disso, ela também diminui a ação dos radicais livres e ajuda no equilíbrio intestinal, pois neutraliza os ácidos presentes no órgão e, por isso, deixa seu PH mais neutro.
Como usar própolis para problemas respiratórios
Caso queira utilizar a própolis para ajudar a amenizar problemas respiratórios, você pode colocar algumas gotas de extrato de própolis em soro ou água fervida e fazer inalações com o vapor. A solução pode ser usada conforme haja necessidade.
Se você estiver tossindo, seja com ou sem catarro, gripado, com crises de sinusite ou amigdalite, misture de três a quatro gotas do extrato de própolis em algum chá. Já para dor de garganta, adicione quatro a cinco gotas de extrato de própolis em uma xícara de água e use para fazer um gargarejo.
Cicatrização de feridas
A própolis também pode ser uma poderosa aliada para cicatrização de espinhas e outras feridas. Você só precisa aplicar uma ou duas gotas do extrato de própolis sobre a ferida, de três a quatro vezes por dia.
Cuidados ao usar própolis
Antes de usar, é importante verificar se o uso pode causar alguma reação indesejada. Por isso, pingue duas gotas do extrato na pele e espere 30 minutos. Caso a região apresente hipersensibilidade, coceira ou vermelhidão, deve-se evitar o uso.
Além disso, é fundamental consultar um médico e avaliar, além da viabilidade do uso, se alguma outra suplementação é necessária.
Agora que você sabe algumas das diversas formas de como usar própolis, entenda seus benefícios e propriedades em outros artigos do nosso blog. Aproveite e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Beeva!