blogs

Conhecendo a própolis verde: benefícios, diferenças e como consumir

04/08/2020

A própolis verde é um dos tipos de própolis que é produzida a partir da resina de uma planta nativa do Brasil. Não diferente dos outros tipos, ela é uma fonte rica de nutrientes e, de acordo com estudos científicos, pode ser muito eficaz no aumento da imunidade.

Logo, é uma excelente alternativa para quem busca opções naturais de manutenção da saúde e do bem-estar. Porém, o que há na própolis verde que a torna diferente das demais? Bom, é o que falaremos aqui. Continue lendo para conhecer a própolis verde, seus benefícios, como consumi-la diariamente e mais. Boa leitura!


O que é a própolis verde?

A própolis verde é, assim como os outros tipos, uma resina floral que, quando coletada pelas abelhas, recebe partículas de saliva e cera. Assim que é depositada na colmeia, essa resina recobre os favos, formando uma película quase invisível e praticamente asséptica. Isso significa que, nesses ambientes, praticamente nenhum microrganismo prolifera. 

Porém, o que torna a própolis verde diferente das demais é a origem da resina floral. Nesse caso, é o alecrim do campo, também conhecido como vassourinha, que dá a coloração esverdeada e aroma característicos da própolis verde.


O que tem de diferente na própolis verde?

Muitos estudos foram realizados e, a partir deles, descobriu-se uma concentração diferente de compostos químicos nesse tipo de própolis. Portanto, além da coloração e do aroma, a própolis verde é rica em ácidos orgânicos que não podem ser encontrados com a mesma concentração em outros tipos. Ela também possui uma concentração considerável de ácidos prenilados. 


Benefícios da própolis verde

Pesquisadores japoneses descobriram, há três décadas, que a própolis verde brasileira possui ação efetiva contra vírus, bactérias, fungos e células tumorais. Na sequência, muitas pesquisas foram desenvolvidas no Brasil, mostrando a sua efetividade em bactérias causadoras de infecções de garganta, contra cáries, tosse, gripes e resfriados. Isso porque a própolis verde atua no sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças, especialmente as do trato respiratório. 

Por esse motivo, a própolis verde é a mais conhecida entre todas as brasileiras, a nível mundial, sendo reconhecida como a melhor, pela excelência da qualidade.


Própolis verde aumenta a imunidade?

Atualmente, vive-se uma pandemia relacionada a infecção pelo Sars-CoV-2, mais conhecido como novo coronavírus. Para se ter uma ideia, foram publicados trabalhos científicos relatando a atividade antiviral da própolis verde brasileira frente ao vírus da poliomielite, da gripe, HIV (envolvido na AIDS), H1N1 (gripe), hepatite, vírus da herpes tipo 1 e tipo 2, vírus envolvido na dengue hemorrágica e em coronavírus de origem animal e humana.  Portanto, essa própolis é extremamente ativa contra microrganismos e é considerada uma das melhores própolis do mundo. 

Como você viu, a própolis verde pode ser uma excelente aliada da sua saúde. Por isso, considere utilizá-la todos os dias para obter seus benefícios. Caso tenha se interessado, clique aqui para conhecer nossa linha de produtos. Além disso, nos siga nas redes sociais para acompanhar nossas dicas e novidades.


Artigo adaptado do texto “Conhecendo a própolis verde”, elaborado pela especialista em produtos da colmeia Profa. Dra. Maria Cristina Marcucci. Clique aqui para acessar o material-fonte.