blogs

Própolis serve para quê? Confira 4 ações do produto no organismo

16/10/2020

Andando pelas farmácias e supermercados, você já viu inúmeros vidrinhos de própolis, muitas vezes combinado com outros componentes, como mel ou gengibre. Diante disso, já deve ter perguntado “própolis serve para quê?”. 

As primeiras respostas encontradas, com certeza, têm a ver com ações farmacológicas. É amplamente divulgada a eficácia da resina no combate de dores de garganta e infecções, por exemplo. No entanto, é importante saber que as funcionalidades do extrato de própolis ainda vão muito além.

Para que você saiba mais sobre o assunto, abaixo nós apresentamos 4 usos pouco conhecidos. Confira!


1. Ação cicatrizante

Por ter potencial contra bactérias e fungos, a própolis é indicada como antisséptico para tratar ferimentos e evitar a proliferação de microorganismos. A resina ainda funciona no combate aos radicais livres, que são agentes que danificam células. Com isso, também ajuda no processo de regeneração de tecidos e acelera a cicatrização.


2. Fortalecimento da imunidade

De acordo com pesquisa realizada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), a própolis pode ser uma excelente aliada do seu sistema imunológico. Graças ao ácido cafeico, ela é capaz de promover a ativação de células de defesa. 

Além disso, o extrato de própolis ainda apresenta funções antioxidantes, antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Assim, temos a combinação de vários fatores que ajudam no combate de agentes infecciosos.

Dessa forma, vemos que a própolis não é benéfica somente no combate de sintomas. A resina também pode ser usada como medida preventiva, ajudando a evitar problemas causados por vírus e bactérias. Assim, é útil especialmente contra doenças sazonais, como a gripe.

Para garantir a eficiência dessa ação, é recomendada a ingestão regular de própolis. Para tanto, você pode pingar algumas gotas em sucos ou chás. Outra ideia é preparar shots em conjunto com outros ingredientes que também atuam no sistema imunológico.


3. Combate à acne

Acima, você viu que a própolis pode ser usada como tratamento para feridas. Saiba que ela também apresenta outra função dermatológica, que é o combate às acnes. Essa ação é possível graças às substâncias antibacterianas que fazem parte de sua composição. Por isso, ela é utilizada na produção de sabonetes recomendados para pessoas que possuem pele muito oleosa e sofrem com cravos e espinhas.


4. Proteção para os dentes

Além da pele e do sistema imunológico, os dentes também podem ser beneficiados pelo uso regular de própolis. De acordo com pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), a própolis inibe os polissacarídeos, que são responsáveis por fixar a placa bacteriana no esmalte. Além disso, ela também age contra os ácidos que causam a desmineralização dos dentes. 

Com essa ação, a ingestão de própolis se mostra um ótimo método preventivo para evitar cáries e os problemas que dela decorrem.

Como você acabou de ver, o extrato de própolis tem aplicação muito versátil na saúde e, por isso, é um produto que merece sua atenção. 

E depois de descobrir para que serve a própolis, que tal conhecer os diferentes tipos que a Beeva oferece? Acesse o nosso site e confira!