blogs

Molhos à base de mel: confira 4 receitas simples e cheias de sabor

03/03/2021

Você já experimentou molhos à base de mel? Eles são perfeitos para dar um toque adocicado à sua comida e incrementar refeições. Como eles aliam o mel a outros ingredientes, é possível obter sabores incríveis, do agridoce ao picante. Por isso, esses molhos podem ser usados em diferentes tipos de pratos, como saladas e carnes.

Se você quer aprender a fazer esses molhos, continue lendo nosso post! Abaixo, ensinamos 4 receitas! 


1. Molho de mostarda e mel

Este é um molho clássico! Seu principal uso é para acompanhar saladas cruas, mas ele também pode ser empregado para levar mais sabor a um frango grelhado, por exemplo.

Ingredientes

3 colheres de sopa de azeite;

2 colheres de sopa de mostarda;

1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo

Para preparar este molho, basta misturar todos os ingredientes em um recipiente até obter uma consistência homogênea.


2. Molho de gengibre e mel

Se você está procurando um molho para dar um toque especial a uma carne, este aqui pode ser exatamente o que precisa. A união do sabor forte do gengibre com o adocicado do mel transformam qualquer prato em uma iguaria inigualável!

Ingredientes

7 colheres (sopa) de mel;

2 colheres (sopa) de manteiga;

1 colher (sopa) de gengibre ralado;

Raspas da casca e suco de 1/2 limão;

1/4 colher (chá) de gengibre em pó.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e misture bem.

Aqueça em fogo brando, mexendo de vez em quando, até que o molho fique liso e líquido.

Sirva quente ou frio.


3. Molho de limão com mel

Assim como o molho de mostarda e mel, este é perfeito para saladas. Por isso, considere utilizá-lo para dar um sabor especial às suas folhas. Com certeza, a experiência será ainda mais prazerosa.

Ingredientes

1/2 de xícara de suco de limão fresco;

1/3 de xícara de azeite de oliva extravirgem;

1 colher de chá de azeite de linhaça prensado a frio;

1 colher de sopa de mel.

Modo de Preparo

Misture o limão com azeite de oliva e o azeite de linhaça. Adicione o mel e misture até que ele se dissolva completamente no molho. (Caso deseje um molho mais adocicado, adicione mais mel).


4. Molho de mel picante

Este molho ficou famoso por ser usado em uma pizzaria de Nova York e logo sua receita se espalhou pelo mundo. Originalmente, são usadas pimentas habanera. No entanto, abaixo ensinamos como você pode prepará-lo com pimentas do reino, muito mais fáceis de encontrar no Brasil.

Ingredientes

 150 gramas de mel;

 2 pimentas do reino;

 1 colher de chá de pimenta calabresa ou outra pimenta desidratada.

Modo de preparo

Lave as pimentas e retire as sementes, se quiser reduzir um pouco sua ardência. Pique e adicione numa panela junto com o mel e a pimenta calabresa.

Leve a panela ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, para as pimentas liberarem seu sabor e ardência no mel.

Desligue o fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois passe o mel por uma peneira de malha fina, de modo a filtrar todos os pedaços de pimenta. Coloque num pote e use em seguida ou reserve na geladeira para usar quando quiser!


Depois de conferir nossas dicas de molhos à base de mel, que tal conferir as receitas de pratos salgados com mel que nós separamos? Leia agora mesmo!