blogs

Máscara facial com mel: descubra 4 opções para fazer agora mesmo

10/09/2020

Não é novidade que o mel tem diversas propriedades benéficas à saúde, servindo como antibiótico e antiinflamatório. Além disso, é uma excelente alternativa ao açúcar quando o assunto é adoçar. Mas você sabia que também é possível fazer vários tipos de máscara facial com mel e garantir uma pele impecável?

Por conter substâncias antioxidantes e antissépticas, o mel pode ser seu aliado na limpeza, hidratação e esfoliação da pele, e ainda pode ser útil no controle de acne. Basta que você saiba como preparar as máscaras caseiras para o seu tipo de pele e aprender a utilizá-las. Para ajudar nessa tarefa, indicamos abaixo 4 receitas. Confira!


1. Máscara para hidratação

Quem sofre com pele seca pode se valer desta receita, que une a hidratação do mel ao potencial nutritivo do abacate. Além disso, ainda leva iogurte, que equilibra a fórmula com seu ácido lático, garantindo uma pele mais macia. 

Ingredientes

1 colher de mel

1 colher de abacate

1 colher de iogurte natural

Modo de preparo e uso

Para preparar, basta misturar os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Em seguida, você deve aplicar a mistura no rosto por até 30 minutos.


2. Máscara contra a acne

Como já dissemos acima, o mel possui propriedades antissépticas e, por isso, é um excelente aliado contra a acne. Para fazer esta máscara, ainda adicionamos a canela, que funciona como elemento abrasivo para ajudar a eliminar células mortas.

Ingredientes

1 colher de canela em pó

3 colheres de mel

Modo de preparo e uso

Para preparar, basta misturar os ingredientes. A máscara deve ser aplicada por todo o rosto em movimentos circulares, tomando cuidado com a região dos olhos. O enxágue deve ser feito em, no máximo, 15 minutos.


3. Máscara para esfoliação

O processo de esfoliação é responsável por eliminar as células mortas da sua pele, o que estimula a produção de novas células e promove a uniformização. Por isso, é recomendado fazer esse procedimento pelo menos uma vez por semana. 

Em vez de comprar produtos específicos para isso, você pode se valer do mel e da borra de café que ficou no coador, seguindo a receita que explicamos a seguir.

Ingredientes

½ xícara de borra de café

3 colheres de mel

Modo de preparo e uso

Para preparar a máscara, basta juntar os ingredientes até obter uma mistura homogênea. A aplicação deve ser feita em movimentos circulares, com a pele limpa. Por isso, lave bem seu rosto com um sabonete de sua preferência antes da esfoliação.


4. Máscara para limpeza facial

As propriedades físico-químicas do mel fazem dele um excelente aliado para limpeza dos poros em peles secas ou normais. Para tanto, basta fazer um creme caseiro com dois ingredientes, seguindo as instruções que damos abaixo.

Ingredientes

1 colher de amido de milho

1 colher de mel

água para diluir

Modo de preparo e uso

Você deve misturar o mel e o amido de milho e utilizar a água para diluir a mistura até atingir o ponto de creme. Depois disso, a máscara deve ser aplicada na pele limpa por cerca de 15 minutos. O enxágue deve ser feito com água fria e corrente.

Como acabamos de mostrar, o mel é um ingrediente que não pode faltar nas suas compras. Ele é útil não somente para as suas sobremesas, mas também para preparar máscaras faciais caseiras. Seguindo nossas dicas e com uma rotina consistente de skincare, você terá tudo o que precisa para ter uma pele hidratada, de tonalidade uniforme e saudável.

Depois de conferir nossa lista e descobrir qual máscara facial com mel é ideal para a sua pele, que tal dividir essas novidades com seus amigos? Compartilhe nosso post nas redes sociais!