blogs

Mel para a pele: aprenda 4 receitas caseiras e simples

13/01/2021

Além das propriedades farmacológicas, os produtos apícolas também podem ter muitas aplicações na estética. A própolis, por exemplo, pode ser usada no combate à acne. Já o uso de mel para a pele pode trazer diversos benefícios, principalmente se você souber como combinar o produto com outros ingredientes.

Para entender mais sobre o assunto, abaixo ensinamos 5 receitas com mel e explicamos a utilidade de cada uma delas. Confira!

1. Esfoliação com mel e açúcar

Uma excelente forma de se livrar da pele morta é com uma boa esfoliação de mel com açúcar. A mistura ajuda a limpar os poros e ainda promove a hidratação, graças às propriedades do mel. Além disso, pode ser a salvação para quem tem problemas com pelos encravados. 

Para preparar, basta misturar uma colher de mel a uma colher de açúcar em um recipiente. Em seguida, aplique na pele em movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos. Para fazer o enxágue, dê preferência à água corrente morna. O resultado final é uma pele limpa e macia.

 

2. Hidratação para as cutículas

Para ter unhas sempre bonitas, é fundamental hidratar as cutículas regularmente. Para tanto, o mel também pode ser seu aliado! Suas propriedades hidratantes podem ajudar a manter a pele ao redor das unhas macias.

Para tanto, basta misturar uma colher de chá de mel, uma colher de chá de vinagre de maçã e uma colher de chá de óleo de coco. Em seguida, esfregue a mistura sobre as cutículas e deixe descansar por 10 minutos. O enxágue deve ser feito em água corrente. 


3. Esfoliação para os lábios

Quando os lábios ressecam, é muito comum que fiquem despelando. Para solucionar o problema, a esfoliação é o tratamento mais eficiente e rápido e você pode contar com uma mistura de mel e aveia para isso.

Misture mel a um pouco de farinha de aveia até formar um creme pastoso. Em seguida, aplique nos lábios suavemente, fazendo movimentos circulares e enxágue.


4. Clareamento de manchas

Se você tem manchas na pele devido à acne ou à exposição ao sol, saiba que o mel pode ajudar a atenuá-las. Para tanto, você pode misturar o suco de um limão a duas colheres de mel, aplicar na região manchada e deixar agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue bem a pele e use o hidratante de sua preferência. Repita a aplicação uma vez por semana para ter resultados eficientes. 

É válido ressaltar que, dessa aplicação, é fundamental não se expor diretamente ao sol, já que o limão pode provocar queimaduras. Por isso, dê preferência aos horários noturnos para tanto e não dispense um bom protetor solar. 

Essas são algumas receitas possíveis, mas ainda há muitas possibilidades. Graças à sua riqueza de nutrientes, o mel pode trazer incontáveis benefícios para a pele humana. Uma máscara facial feita somente com mel já é capaz de combater a acne e promover uma hidratação intensa.

Agora que você já sabe como pode usar o mel para a pele, que tal descobrir os benefícios dele para o cabelo? Leia agora mesmo nosso post