blogs

Mel cristaliza: entenda por que isso acontece e como reverter

24/11/2020

Com o tempo, você deve perceber que o mel cristaliza em sua despensa. Apesar de parecer uma transformação indesejada, por alterar sua consistência, o processo de cristalização é um bom sinal, pois indica que se trata de um produto natural. Além disso, é possível reverter o estado de forma muito simples.

Para entender por que acontece o processo de cristalização, por que ele é um bom sinal e saber como lidar com ele, continue lendo nosso post!

Por que o mel cristaliza?

O mel é produzido pelas abelhas a partir da mistura de néctar floral a secreções. Por causa disso, sua composição química inclui frutose e glicose, além de outros nutrientes. Com o tempo e sob a influência da temperatura ambiente, as moléculas de glicose podem se separar da frutose, transformando-se em pequenos cristais de açúcar.

Por isso, quando o seu mel começa a apresentar algumas partículas sólidas, isso significa que ele está passando pelo processo de cristalização. Este tem como resultado um aspecto granulado, mais cremoso que o normal.

No entanto, saiba que essas alterações físicas não comprometem seus valores nutricionais e o produto pode ser consumido normalmente. Além disso, é um excelente sinal de que seu mel conserva suas propriedades naturais.

Por que a cristalização é um bom sinal?

Ao contrário do mel orgânico, os produtos não-orgânicos não têm a mesma tendência a cristalizar. Isso porque passam pelo procedimento de pasteurização, que submete o produto a altas temperaturas, retirando seu fermento natural e tornando sua consistência mais leve e a aparência transparente. Em contrapartida, o processo reduz o valor nutricional do mel, já que altera a sua composição química.

Dessa forma, vemos que a cristalização é um indicativo da pureza do seu mel. Afinal, deixa claro que aquele produto não passou por superaquecimento nem sofreu a adição de produtos químicos. Para saber como reverter o processo, confira as dicas abaixo.

Como reverter a cristalização?

Como já dissemos acima, o processo de cristalização é completamente normal e esperado. Mas se você quer revertê-lo, saiba que o principal fator a ser trabalhado é a temperatura. 

Assim, aquecer o mel é o suficiente para dissolver os pequenos cristais, mas você deve controlar bem essa temperatura para não perder as propriedades benéficas. Além disso, jamais coloque seu mel na geladeira, o que aceleraria a cristalização.

Confira abaixo duas técnicas para aquecer o mel de forma controlada!

Banho maria

Em um recipiente fundo, despeje água aquecida a 45ºC e coloque sua embalagem de mel imersa por cerca de 15 minutos. A temperatura é suficiente para dissolver os cristais sem prejudicar os nutrientes presentes no produto.

Exposição ao sol

Uma forma ainda mais simples de dissolver os cristais de glicose é expor o mel à luz do sol de forma direta. O processo aquece o produto e não retira suas propriedades nutricionais.

Acabamos de explicar para você por que o mel cristaliza e como é possível reverter esse processo para obter uma consistência mais fluida. Agora, que tal aprender a usar o mel para preparar sobremesas? Confira nosso post!