blogs

Benefícios do mel: conheça os 5 principais

02/10/2020

Da gastronomia ao ramo farmacêutico, os benefícios do mel são inúmeros. Por isso, ele é um produto apícola apreciado desde a antiguidade, quando começamos a conhecer suas inúmeras formas de uso. Hoje em dia, o mel é facilmente encontrado em farmácias e supermercados, logo você pode usufruir de suas propriedades com grande facilidade.

Se você quer saber mais sobre o assunto, conheça abaixo 5 benefícios do mel!


1. Adoçante

O mel possui uma alta quantidade de glicose em sua composição química. Por isso, é a principal fonte de alimentação nas colmeias, já que é uma fonte poderosa de energia. A alta concentração da substância ainda a confere um sabor doce, o que a torna um excelente adoçante. 

Vale ressaltar ainda que, segundo nutricionistas, o mel é um produto de fácil digestão. Além disso, possui uma variedade de sais minerais e vitaminas, caracterizando-se como um alimento muito nutritivo. Por esse motivo, pode e deve ser um substituto saudável para o açúcar refinado.


2. Expectorante

Você já deve ter percebido que as farmácias oferecem mel puro em suas prateleiras, além de algumas misturas com própolis e outros ingredientes, como gengibre ou limão. Isso acontece porque o mel é um excelente agente contra sintomas de resfriado e se potencializa quando utilizado em conjunto com outros produtos com propriedades farmacêuticas.

Nesse sentido, um de seus benefícios é sua ação expectorante. Graças a ela, ele é um excelente aliado contra tosse e dor de garganta. Sendo assim, lembre-se do mel quando apresentar algum desses sintomas. 


3. Propriedades curativas

Com propriedades antiinflamatórias e antibacterianas, o mel pode ser aplicado no tratamento de inflamações na garganta. Seu potencial é tanto, que ele serve inclusive para combater bactérias resistentes a antibióticos. Por causa de tudo isso, é um produto tão recomendado pelos médicos para tratar resfriados e os sintomas, principalmente em crianças.


4. Aumento da imunidade

Por ter tantas ações farmacológicas (antibacteriana, antiinflamatória e antiviral), o mel pode ser o melhor amigo da sua imunidade! Se ingerido regularmente, ele pode servir como preventivo contra doenças, especialmente os resfriados sazonais. Logo, inclua esse ingrediente em sua dieta!


5. Ação dermatológica

O mel não está limitado ao uso oral! Você também pode fazer uso tópico para a cicatrização de feridas e contra micoses. Essas ações são possíveis graças às propriedades do mel de esterilizar e combater agentes infecciosos, que reduzem o tempo de cicatrização. 

Ele também pode ser usado como dermocosmético, quando aplicado como componente em máscaras faciais caseiras. A depender da combinação que você faça, o mel pode ter função hidratante, esfoliante e até mesmo de agente contra acne e sensibilidade da pele.

Como você acabou de ver, o mel é um produto muito versátil e tem aplicabilidade em diferentes setores da nossa vida, da gastronomia aos cuidados com a pele. Dessa forma, tenha sempre um vidrinho em sua casa e usufrua de suas propriedades!

E depois de descobrir os benefícios do mel, que tal conhecer nossa linha de produtos? Confira nosso site e descubra os quatro tipos de mel que produzimos!