blogs

Méis da Mata Atlântica: conheça as características e indicações de uso

17/12/2020

O mel é um produto apícola que tem como função primordial a alimentação das colméias. Para produzi-lo, as abelhas precisam recolher o néctar floral de vegetações próximas de onde vivem. Por causa disso, o resultado pode variar de região para região, já que o néctar influencia no sabor e nas propriedades físico-químicas. 

Os méis da mata atlântica, por exemplo, são provenientes de uma diversidade de plantas do bioma, que está presente em 17 estados brasileiros e ocupa cerca de 13% do território nacional. Essa extensa ocupação ressalta a sua importância em termos ambientais e ainda permite a geração de emprego e renda para as populações que vivem em seu entorno. A extração de mel é uma dessas fontes de sobrevivência.

Na Beeva, oferecemos o Mel Mata Atlântica Silvestre, que é para uso gastronômico e funcional. Com diversos minerais em sua composição, ele apresenta funções calmantes e desintoxicantes. Além disso, também pode ser usado em variadas receitas para adoçar e dar sabor aos seus pratos. 

Abaixo, você encontra uma receita proposta pelo chef Jonatas Moreira, embaixador do Mel Beeva Mata Atlântica Silvestre.

Peixe arabaiana com crosta de pólen e purê de batata doce 

Ingredientes

Para o peixe:

400g de Lombo de peixe (robalo, arabaiana ou dourado)

Sal e pimenta do reino a gosto

5g de manteiga

10 ml de azeite de oliva

1 dente de alho

Para a crosta:

50g de manteiga em temperatura ambiente

50g de farinha de rosca

50g de pólen

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Crosta

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Em uma tábua de cortar, espalhe a massa entre duas folhas de papel filme. Leve ao freezer para endurecer.

Peixe

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Enquanto isso, tempere o peixe com sal e pimenta do reino. Em uma frigideira antiaderente, com azeite, manteiga e o dente de alho, doure o peixe por 5 minutos. A seguir, coloque o peixe em uma refratária untada com azeite de oliva. Corte a crosta no tamanho do peixe e sobreponha sobre o mesmo. Leve ao forno por 10 minutos e sirva imediatamente depois.

Sugestão de acompanhamento: purê de batata doce com gengibre e mel beeva mata atlântica silvestre.

Depois de conferir essa receita, não perca tempo! Corra para providenciar os ingredientes e preparar esse delicioso prato para a sua família!

E agora que você já sabe tudo sobre os méis da Mata Atlântica, que tal descobrir mais sobre os usos dos méis da Caatinga? Confira nosso post e descubra mais receitas!